sexta-feira, 23 de julho de 2010

A conservação da Amazônia e a Terra dos índios Aikewára

The conservation of the Amazon and indigenous land Aikewára

Uma das questões mais preocupantes deste início do século diz respeitos ao meio-ambiente. O que precisamos fazer para conter a degradação? As resposta a esta questão são de diversas ordens, atende a interesses políticos, econômicos, ecológicos, culturais, históricos. No centro destas discussão, a Amazônia. Neste universo tão heterogêneo, muitas sociedaes indígenas, com histórias e culturas bem diferentes.

Entrada Terra Indígena Sororó
Foto: Monica Cruvinel
Os Aikewára, no meio deste universo amazônico, vivem hoje na Terra Indígena Sororó, entre os municípios de São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia. Um dos motivos de orgulho desta sociedade é a presevação da floresta. Eles se definem como povo da floresta...
Nesta foto de satélite, a seguir, podemos observar um grande quadrado verde, que demarca a única parte desta região em que a floresta está conservada. Os limites deste quadrado marcam os limites da cultura Aikewára. 
The satellite photo shows a large green square, which marks the only part of the area where the forest is conserved. The limits of this square marks the limits of culture Aikewára.

Chega-se até a Terra Indígena Sororó através da rodovia BR-153. Como se trata de uma região devastada, as temperaturas são muito elevadas e faz muito calor no percurso até lá. Mas, quando entramos em Sororó, imediatamente, o clima muda. Percebe-se logo que a conservação da floresta interfere no meio ambiente. 

Em destaque, no mapa, a Bacia Araguaia-Tocatins. 01- Rio do Araguaia e 02- Rio Tocantins. A Terra Indígena Sororó se localiza entre estes dois rios. No percurso de carro, partindo de Belém, chegamos primeiro a Marabá, que fica às margens dos Rio Tocantins. Seguindo pela BR-153, chegamos a Sororó. Seguindo mais 01 hora de carro, chegamos às margens do Rio Araguaia, em São Geraldo do Araguaia.

Ivânia dos Santos Neves