quarta-feira, 6 de abril de 2011

Astronomia Aikewára - Eisu, uma constelação Tupi

A astronomia é a ciência que estuda o céu. E como toda ciência praticada pelo homem, ela é regida por seus desejos e suas necessidades. Diferentes culturas olham para o céu de diferentes formas.
A etnoastronomia significa uma maneira de estudar a astronomia, respeitando as diferenças culturais. Todo conhecimento produzido sobre o céu, inclusive o ocidental, é marcado pela cultura e pela história de quem o produziu.

No imaginário Aikewára, o céu remete a representações próprias do seu universo cultural. A forma como identificam os astros celestes, a correlação de atividades cotidianas às estações climáticas e suas narrativas orais sobre a origem das constelações, do Sol, da Lua, das estrelas traduzem sua cosmovisão e deixam ver uma racionalidade construída a partir da cultura e da história Aikewára.

Existe uma constelação que está presente no céu de quase todas as sociedades Tupi e que podemos ver também com os olhos dos Aikewára, trata-se de Eisu, que em português significa casa de abelhas.

 Eisu - casinha de abelhas
constelação Aikewára
 
Na região em que os Aikewára vivem, ela aparece no início da noite, no primeiro semestre. É o momento em que eles estão colhendo a safra da castanha, no período das chuvas.
 
Eisu está localizada no Norte Celestial e no zodíaco ocidental, ela é conhecida como as Plêiades.
 
As Plêiades

Esta constelação apresenta uma curiosa irregularidade em sua trajetória. Mesmo quando o céu Norte está visível, o que acontece durante um período de 06 meses, sem que ninguém tenha conseguido explicar por que, Eisu desaparece por quase dois meses.


Vários sociedade Tupi identificam esta constelação:
- A denominação Eixú aparece catalogada no Vocabulário Tupi com o significado de Casa de Abelha.
- Couto de Magalhães (1914), no século XIX registrou que havia uma constelação indígena denominada Eixú.
- Lévi-Strauss, em Astronomia Bem temperada (1991), analisa mitos indígenas relacionados às Plêiades, e, embora não associe a palavra Tupi à constelação ocidental, ele cita Eixú como uma constelação indígena.
- Para os Asuriní do Xingu e os Mbyá-Guarani de São Miguel das Missões, Eixú também está presente no céu.

Ivânia dos Santos Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário