sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia do Índio e o mês de abril

Todos os anos, quando se aproxima o dia 19 de abril, o Dia do Índio, as escolas e a mídia logo se movimentam para "prestar uma homenagem ao "índio".

O grande problema desta história é que tanto a escola como a mídia, de uma maneira geral, falam de um índio genérico, como se fossem todos iguais, tivessem uma mesma cultura, falassem a mesma língua. Talvez fosse melhor dizer que dia 18 de abril é o dia dos Aikewára, dos Tembé, dos Mbyá-Guarani, dos Asuriní do Xingu, dos Ianomâmi, dos Maias, dos Incas...
Crianças Kaigang em Porto Alegre.Foto:Monica Cruvinel.



Menino Mbyá-Guarani-São Miguel das Missões/RS- Foto: Monica Cruvinel

Menina Asuriní do Xingu- Foto: Ivânia Neves

Melhor mesmo era se pudéssemos afirmar que os povos tradicionais da América merecem a atenção da escola, da mídia, das políticas públicas o ano inteiro... Mas não é assim!

Meninas Parakanã

Menina Aikewára. Foto: Alda Costa.

A verdade é que este período que antecede ao dia do índio representa um dos poucos momentos em que se pensa sobre estas sociedades. E o que é pior, quase sempre sem considerar que não estamos falando de uma única sociedade.

Para aproveitarmos este momento, o aikewara.blogspot.com vai fazer uma programação especial.
Todos os dias faremos postagens de narrativas, filmes, fotografias e desenhos de diferentes sociedades indígenas.

No dia 19 de abril, os Aikewára estarão em Belém e faremos o lançamento de 03 livros sobre sua cultura e sua história: Sentidos da pela Aikewára, Crianças Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias e Histórias dos índios Aikewára, que é de autoria de Murué Suruí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário